É dor de crescimento ou algo mais sério?

EM ALGUM MOMENTO DA INFÂNCIA SEU FILHO PODE ACORDAR DURANTE A MADRUGADA E FALAR QUE AS PERNAS ESTÃO DOENDO MUITO. A DOR DE CRESCIMENTO É UMA QUEIXA MUITO COMUM NO CONSULTÓRIO PEDIÁTRICO. ESSE TERMO É UTILIZADO PARA DEFINIR UM GRUPO DE CRIANÇAS COM QUEIXA DE DOR NOS MEMBROS INFERIORES ESPORÁDICA E DE INTENSIDADE VARIÁVEL, GERALMENTE […]

leia mais

Orientações importantes para o desenvolvimento adequado da fala

O ATRASO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL É EXTREMAMENTE FREQUENTE NA INFÂNCIA E, NA MAIORIA DAS VEZES, DECORRE DE FALTA DE ESTIMULAÇÃO. A CRIANÇA APRESENTA LINGUAGEM NO PRIMEIRO ANO DE VIDA, MAS É AO LONGO DO SEGUNDO ANO QUE ESTA LINGUAGEM FICA MIAS ESTRUTURADA E CONSOLIDADA. COMPETE AO PEDIATRA ESTAR ATENTO, POIS OS DOIS PRIMEIROS […]

leia mais

Como prever a altura dos filhos?

O crescimento é um dos assuntos mais abordados na consulta pediátrica. A avaliação do ganho de peso, de estatura, assim como do perímetro cefálico são fundamentais para a análise do desenvolvimento na infância.
Neste texto, apresentamos os métodos de previsão de estatura, considerando-se a altura dos pais e a influência do ambiente.

leia mais

Como escolher um calçado para o seu filho

Usar um bom calçado desde a infância proporciona um melhor desenvolvimento tanto dos pés quanto das articulações e da coluna vertebral, diminuindo-se a possibilidade de problemas no futuro. Atenção deve ser dada para as particularidades de cada fase da vida, sempre visando segurança, conforto e conforto para a criança. Neste texto, a Dra. Denise Brasileiro, Pediatra da Clínica Mon Petit, traz orientações sobre o tema.

leia mais

Insônia comportamental da infância

A “criança moderna” está apresentando alterações comportamentais que estão deixando seus pais enlouquecidos. Não dormem, não comem e só querem ver TV e brincar no iPad. Cerca de 20 a 30% das crianças entre 6 meses a 7 anos de idade apresentam o distúrbio do sono chamado insônia comportamental da infância. Neste texto, a Dra. Denise Brasileiro orienta como identificar o distúrbio e orienta os pais a estabelecerem uma boa higiene do sono.

leia mais

Seleção Mon Petit: aplicativos educativos

Nesta postagem, preparamos uma seleção de aplicativos para tablets com foco em educação infantil. A partir da iniciativa do Dr. Magno Veras (Pediatra da Clínica Mon Petit), contamos com a colaboração da Pediatra Amarilis Iscold e do Engenheiro de Software Sávio Grossi (Samba Tech). O que temos em comum?! Filhos da mesma idade e gosto por livros e tecnologia!

leia mais

Seu filho com 1 ano: muitos desafios

Com 1 ano de idade, o seu filho acha que é “gente grande”. É preciso conhecer as peculiaridades desta fase, já que as mudanças comportamentais são evidentes e desafiadoras.
Neste texto, a Dra. Denise Brasileiro escreve como a criança vê seu mundo e as orientações necessárias relativas ao sono, comportamento e alimentação.

leia mais

Teste do pezinho para detecção do hipotireoidismo congênito

O Hipotireoidismo congênito é causado pelo defeito da produção (baixa ou mesmo nula) dos hormônios tireoidianos. O diagnóstico do hipotireoidismo congênito é realizado pelo teste do pezinho, a partir de análise das amostras do sangue coletado nos recém-nascidos, no 5º dia após o nascimento. Cobrar o resultado do exame assim que disponível é tão importante quanto a coleta do sangue!

leia mais

Aplicativos para crianças: vantagens e cuidados

Diferente da televisão, que é passiva, os aplicativos de tablets e smartphones possuem uma interface “interativa” e assim, são mais estimulantes e desafiadores para as crianças. Alguns estudos mostram que eles podem até melhorar o vocabulário de pré-escolares e aprimorar o raciocínio lógico e a coordenação motora, assim como estimular o interesse por determinados assuntos.
Neste texto, trazemos algumas considerações sobre o uso de aplicativos de tablets e smartphones por crianças. Nas próximas publicações, listaremos sugestões dos melhores aplicativos para as crianças nas áreas de educação, recreação e livros digitais. Aceitamos sugestões!

leia mais

A importância do sono para o crescimento

O sono e um processo fisiológico ativo e dinâmico, de grande impacto em vários aspectos da saúde, das funções corporais e do desenvolvimento. Durante os primeiros anos de vida, ocorrem um grande número de importantes mudanças no crescimento e no desenvolvimento neuromotor. Dessa forma, a boa saúde do sono é de extrema relevância para as crianças e adolescentes por várias razões, desde o descanso físico e restauração energética até a influência sobre o crescimento e desenvolvimento.

leia mais

Em que idade é normal o início da puberdade nas meninas?

Nas meninas, geralmente o primeiro sinal de puberdade é o aparecimento do broto mamário (telarca), entre 8 e 13 anos (média de 10,7 anos). No entanto, cerca de 10% das meninas apresenta o desenvolvimento de pelos pubianos (pubarca) como primeira manifestação puberal, também a partir dos 8 anos de idade. Variações podem ocorrer e a avaliação pediátrica é necessária nesses casos.

leia mais