Insônia comportamental da infância

 


A “criança moderna” está apresentando alterações comportamentais que estão deixando seus pais enlouquecidos. Não dormem, não comem e só querem ver TV e brincar no iPad.

Em relação ao sono, 20 a 30% das crianças entre 6 meses a 7 anos de idade apresentam a insônia comportamental da infância. Esse distúrbio reflete a forma pela qual as crianças estão sendo criadas: sem limites e ditando todas as regras.

Nessas faixas de idade, as crianças estão lidando a todo momento com os processos de autonomia, o que exige dos pais e cuidadores uma adaptação aos seus desejos.

Normalmente a criança desperta várias vezes durante a noite, principalmente no final de cada ciclo do sono, e voltam a dormir espontaneamente.

As crianças foram acostumadas a dormir com a participação de estímulos para iniciar o sono; portanto, necessitarão desse mesmo estímulo para voltarem a dormir. Tais estímulos são, na maioria das vezes, o uso de alimentos como mamadeiras, TV ligada, colo ou cama dos pais. Dessa forma, ficam muito incapazes de adormecerem por conta própria. 

As noites tornam-se momentos difíceis, com um aumento progressivo do déficit de sono das crianças e do cansaço dos pais e cuidadores. Esse déficit de sono pode resultar em prejuízos na alimentação da criança, nas atividades ao ar livre, sonolência diurna e aumento dos comportamentos de birras.

Tratamento

 

O tratamento da insônia comportamental da infância não é feito através do uso de medicamentos. Consiste na retirada progressiva da assistência dos pais ou cuidadores tanto no início do sono e quanto nos períodos dos despertares noturnos.

Os pais não devem ir ao quarto da criança assim que ela despertar. Podemos fazer a extinção gradual que consiste em aumentar progressivamente o número de minutos (3, 5, 7, 10 e 15) antes de ir ao quarto da criança que desperta e não volta a dormir sozinha. Nas crianças maiores de 1 ano de idade, pode-se oferecer um objeto de transferência, como uma boneca ou um ursinho. 

A alimentação noturna deve ser retirada de forma gradual. As refeições devem serem feitas no período diurno, mesmo no caso de crianças que se alimentam inadequadamente.

A família deve compreender porque os limites são importantes, como estabelecê-los e como criar uma rotina agradável para a criança e para a própria família, antes de ir para a cama.

 

Higiene do sono 

 

Objetivo: 

 

Quando iniciar:

 

Procedimentos para estabelecer a higiene do sono:


Débito crônico do sono

 

Manifestações clínicas:


Necessidade de sono de acordo com a idade

 

RN até 3 meses:

 

3 meses 

 

6 meses 

 

12 meses

 

3 anos

 

6 anos

 

 

Gostou? Deixe seu like!