MédicosDenise Brasileiro

Fale comigo

Dra. Denise Brasileiro

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1994. Após a conclusão da faculdade iniciou o programa de Residência Médica em Pediatria no Hospital das Clínicas da UFMG, com término em 1996.

Por apresentar grande interesse com prematuros, completou sua formação em Pediatria com a subespecialização em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, no Neocenter de Belo Horizonte.

Possui os reconhecidos títulos de especialidade em Nutrologia (Associação Brasileira de Nutrologia), Pediatria (Sociedade Brasileira de Pediatria), Nutrologia Pediátrica (Boston University) e Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).

Na clínica Mon Petit atua como pediatra geral, oferecendo serviço diferenciado e humanizado, de forma a acolher a criança e sua família de forma completa. Além disso, realiza palestras para profissionais de saúde dos laboratórios Abbott, Mantecorp e Mead Johnson sobre diversos temas de Nutrologia Pediátrica.

Acredita que os bebês nascidos hoje poderão ser centenários saudáveis. Nos seus atendimentos procura enfatizar questões relacionadas à prevenção, como, por exemplo, a nutrição infantil, além de acompanhar o desenvolvimento das crianças e cuidar de problemas que tiram o sono das mães (como febres e cólicas).

Coordena o Curso de Nutrição Infantil voltado para pais e cuidadores, no qual são abordados de forma mais completa temas relacionados à nutrição, como elaboração de cardápios e aspectos psicológicos infantis.

Participa do Grupo de Reeducação Alimentar Infantil da Unimed-BH, trabalhando com crianças de 7 a 12 anos com obesidade.

Possui disponibilidade para atendimentos domiciliares, principalmente com atenção para recém-nascidos, e realiza sala de parto nas principais maternidades de Belo Horizonte.

Procura participar dos principais congressos na área de Pediatria e Nutrição, mantendo o compromisso de se atualizar.

Nutrologia

Nutrologia é a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais e do comportamento alimentar. Os médicos nutrólogos não devem ser confundidos com nutricionistas.

Nutrólogos procuram dar orientações sobre a alimentação mais equilibrada para correção do peso e manutenção da saúde, recuperação de estados deficitários, aumento da longevidade e acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (atletas, idosos, crianças etc.), estudando os benefícios e malefícios para a saúde, dos nutrientes existentes nos alimentos. Auxilia ainda no atendimento de crianças com sonda nasoenteral e ostomizadas em regime hospitalar ou ambulatorial.

A parte da prescrição dietética, por lei, cabe ao nutricionista, profissional habilitado e com formação exclusivamente voltada para tal ato.
A alimentação e nutrição são imprescindíveis à vida de todos os seres, razão pela qual a Nutrologia tem ação de considerável importância na maioria dos setores que regem o crescimento, desenvolvimento e a saúde dos indivíduos, o que torna a função do Nutrólogo de excepcional valia e larga amplitude nas várias áreas abrangidas por esta especialidade.

Nessa área é de grande importância uma abordagem multidisciplinar, fazendo com que a nutrologia sempre esteja associada a outras especialidades, a exemplo da endocrinologia, gastroenterologia, medicina esportiva, nutrição, psicoterapia, educação física, fisiatria e terapia ocupacional.


Pediatria Geral

A Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos (Puericultura) ou curativos. Aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais variadas patologias, exclusivas ou não da criança e do adolescente.

O Pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente aos cuidados da criança e do adolescente, com uma período de especialização que compreende no mínimo dois anos (residência médica). Esse período pode ainda ser complementado por um ou mais anos de especialização em uma das muitas áreas de atuação na Pediatria. Atualmente, o conhecimento necessário para o exercício da clínica pediátrica vai muito além dos ensinamentos aprendidos na Faculdade de Medicina, variando desde competências técnicas até conhecimentos na área de direito, educação e ciências sociais.

O ato pediátrico depende fortemente de um esforço para compreender uma queixa de um indivíduo com poucas margens para a comunicação. Dessa forma, o Pediatra busca compreender a família, suas angústias e o contexto social e emocional de cada criança.

Com a expectativa de vida podendo chegar até os 100 anos, o grande desafio do Pediatra é a prevenção de doenças crônicas dos adultos e idosos (tais como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, pneumopatias, etc), modificando hábitos nocivos à saúde futura, os quais se estabelecem na faixa etária pediátrica. É essencial que toda criança seja acompanhado por um especialista em Pediatria desde os primeiros dias de vida, e que mantenha esse acompanhamento por toda a infância e adolescência, mesmo na ausência de doenças.