Como evitar acidentes domésticos com crianças durante a quarentena?

Em tempos de COVID-19, a quarentena se faz extremamente necessária. Basicamente, a ordem da vez é manter toda a família em casa até que os casos registrados dessa doença diminuam.

Porém, com toda essa reclusão, vêm aqueles períodos intermináveis de crianças que, por não terem alternativas, começam a brincar na sala, no banheiro, nos quartos, escritório e por aí vai. E isso, como já é de se esperar, pode ser muito, mas MUITO perigoso para elas.

Ocorre que qualquer casa costuma ter os seguintes itens: fogão, talheres pontiagudos, materiais de limpeza, remédios, tesouras e estiletes, ferro de passar roupa, escadas, tomadas, móveis repletos de quinas, produtos tóxicos (inseticidas, pilhas, venenos, termômetro com mercúrio etc) e por aí vai. E… bem, como todas nós sabemos, uma criança trancada em casa por muito tempo com tudo isso é sinônimo de TORMENTO.

Hoje, vamos conversar um pouco sobre os perigos domésticos para as crianças, principalmente durante essa pandemia de coronavírus? O que será que podemos fazer para evitar alguns acidentes com os nossos filhos dentro de casa? Bem, é só continuar comigo para descobrir!

Quais são os potenciais causadores de acidentes domésticos com crianças na minha casa?

Vamos por partes? Quero falar um pouco sobre cada cômodo da casa, e como ele pode apresentar perigo para uma criança. Veja bem:

1. Cozinha e área de serviço

Em primeiro lugar, a cozinha é o último lugar da casa que uma criança deve circular. Afinal, é nela que guardamos talheres pontiagudos e objetos de vidro, e esquentamos nossa comida.
Então, aí vão algumas circunstâncias que devemos prestar bastante atenção:

2. Sala de estar/escritório:

É neste cômodo que costumam ficar nossos aparelhos tecnológicos e materiais de escritório. Além disso, por ser um dos maiores lugares da casa, é onde as crianças mais ficam e brincam ao longo do dia. Por isso, o cuidado aqui também precisa ser redobrado, principalmente:

3. Banheiro

Sabe uma coisa que eu não entendo? COMO que o menor lugar da casa, cheio de itens em porcelana e vidro, pode ser coberto por azulejos escorregadios?

O banheiro é um dos lugares da casa em que os acidentes domésticos mais acontecem, principalmente com crianças. Então, vou colocar aqui algumas dicas de como evitá-los:

Por fim, algumas dicas e observações extras para evitar os acidentes domésticos com crianças

Reveze os momentos de atenção ao pequeno

Eu sei que muitas de nós vamos trabalhar de casa. Porém, é importante que as crianças sempre estejam em nosso radar. Para isso, tente revezar os horários de “vigia” com seu marido e outros membros da família, e siga à risca todas as dicas que dei ao longo desse texto para aumentar a segurança dos cômodos.

Largue mão do celular e outras distrações

Já ouviu aquela expressão que diz que, quando desviamos o olhar da criança por 1 segundo, ela se descuida e se machuca? Pois é. Não precisa ficar 24 horas vigiando o seu filho, mas quando for fazê-lo, que sua atenção esteja 100% nele, e não em outras coisas como o seu celular, a televisão, um livro etc.

Não deixe bolsas e mochilas no chão, ou ao alcance das crianças

Nela, carregamos remédios, dinheiro (que é MUITO sujo), estojos etc. Todos muito perigosos para a saúde dos seus pequenos.

E aí, gostou do conteúdo? Para ficar ainda mais por dentro de assuntos relacionados ao desenvolvimento do seu filho, é só ficar de olho em nossas orientações médicas!

Deseja marcar uma consulta conosco? Sem problemas, é só entrar em contato com a clínica pelos números (31) 3223 3100 e (31) 98399 6243.

Pode ligar que estamos te esperando!

Gostou? Deixe seu like!