O que fazer quando a criança bate a cabeça?

É muito difundido que “não pode deixar a criança dormir depois que bate a cabeça”, entretanto a sonolência já pode ser um sinal de alteração da consciência e evitar que a criança durma não modifica a evolução do quadro. Quanto ao nível de consciência, a criança pode estar alerta, acordar ao chamado ou com outro barulho, com o toque, com um estímulo doloroso ou não acordar com qualquer estímulo. Aqui, cessado o estímulo a criança volta a dormir logo em seguida e quanto maior for o estímulo necessário para acordar a criança maior é o grau de comprometimento da consciência. Assim, se houver sonolência a criança deverá ser levada imediatamente a um serviço de urgência. Se o trauma acontecer à noite, os pais deverão acordar a criança algumas vezes e conversar com ela para ver se está consciente.

No local da batida pode aplicar gelo, mas o importante é saber que o inchaço vai desaparecer espontaneamente. Ele pode até mudar de lugar de um dia para o outro dependendo da posição que a criança dormir e também pode mudar de cor à medida que for sendo absorvido.

Se houver algum dos sinais de alerta descritos na resposta acima ou em caso de dúvida a criança deverá ser levada ao serviço de urgência mais próximo. Deverá permanecer internada se não houver um acompanhante confiável para observá-la no domicílio ou na impossibilidade de retornar rapidamente ao hospital se for necessário.

Gostou? Deixe seu like!