Tudo que você precisa saber sobre o tratamento da obesidade infantil

O tratamento da obesidade infantil visa, sobretudo, a diminuição das complicações associadas à doença em curto e longo prazos.

As crianças obesas têm maior vulnerabilidade às consequências decorrentes do excesso de tecido adiposo, justificando ações preventivas e terapêuticas.

Tais consequências envolvem distúrbios do metabolismo da glicose e das gorduras, hipertensão arterial, lesões ortopédicas, problemas psicológicos entre outros.

Qual é o profissional responsável pelo tratamento da obesidade infantil?

A abordagem da obesidade em crianças e adolescentes geralmente necessita da participação de uma equipe multidisciplinar. Tais equipes devem incluir psicoterapeuta, nutricionista, endocrinologista e professor de educação física.

O objetivo do trabalho em equipe é, sobretudo, propiciar uma abordagem mais ampla do paciente, procurando envolvê-lo, bem como seus familiares, no processo terapêutico.

A finalidade inicial do tratamento da obesidade infantil é restaurar o balanço energético, equilibrando a relação ganho/gasto calórico. Nos casos em que é clara a ingestão calórica excessiva, a restrição alimentar deverá ser aplicada, associada a um maior gasto energético, ou seja, aumento da atividade física.

Valores ideais de referência

Deve-se objetivar, em longo prazo, alcançar o percentil 85 de IMC para sexo e idade, já que a seriedade da obesidade no adulto está relacionada à gravidade e persistência desta doença na infância.

A estabilização do peso em crianças em fase de crescimento reduz o IMC progressivamente. É um objetivo a ser atingido no tratamento de crianças de 2 a 6 anos obesas e sem complicações secundárias.

A perda de peso é recomendada para crianças de 2 a 6 anos obesas e com complicações, e para as crianças maiores de 6 anos, cujos percentis de IMC para idade e sexo superem 85.

E a dieta?

Quanto à abordagem nutricional, medidas simples podem ser muito eficazes para aqueles pacientes com erros alimentares graves.
O aumento do consumo de frutas e vegetais, a diminuição das porções servidas, o intervalo regular entre as refeições, evitando longos períodos sem se alimentar, são exemplos de orientações que devem ser feitas inicialmente.

Restrições calóricas leves a moderadas são geralmente seguras e podem ser eficientes quando as crianças obesas e seus familiares estão suficientemente motivados para manter, por tempo prolongado, as mudanças de estilo de vida adotadas inicialmente.

Detalhes do tratamento de obesidade infantil que você precisa saber

O tratamento das crianças e adolescentes obesos visa, então, à redução do peso e à diminuição das complicações associadas. É imprescindível a participação da família e da equipe multiprofissional que já citamos no processo de reeducação alimentar e de hábitos de vida.

O objetivo inicial do tratamento é restaurar o balanço energético, equilibrando a relação ganho/gasto calórico. Como parte do processo, recomenda-se o estímulo à atividade física.

As atividades devem ser divertidas, adequadas à idade e direcionadas ao interesse e condições da criança. Os benefícios do exercício físico incluem a redução da gordura, o aumento da taxa de metabolismo basal e melhora do metabolismo da glicose e do colesterol.