A Dor Abdominal Recorrente Funcional tem tratamento?

Sim. Em primeiro lugar, o diagnóstico deve dado apenas pelo médico após os exames que ele julgar necessários. Uma vez concluída a investigação o médico iniciará o tratamento que inclui: medidas comportamentais, explicação exata da doença, orientação acerca dos sinais de alerta, técnicas para diminuir a intensidade da dor e algumas vezes até medicamentos placebos.

A criança deve fazer consultas periódicas, principalmente nos primeiros 6 meses, para que sejam reforçados e esclarecidos os conceitos de Dor Abdominal Recorrente Funcional e as maneiras de lidar com a dor. Verificam-se nesses encontros se ainda estão presentes os ganhos secundários, sinais e sintomas de alerta ou outros achados que sugiram doença orgânica.

A maioria das crianças melhoram após 3 meses de consultas. Grande parte dos pais se despreocupam definitivamente e vivem melhor e mais tranqüilos…

Mesmo com esta abordagem, algumas crianças apresentarão dores por até cinco anos após o diagnóstico, e outras levarão queixas de dor, além da Dor Abdominal Recorrente Funcional, até a vida adulta, como enxaquecas e dores nas costas.

Gostou? Deixe seu like!