Aleitamento materno: prevenção de distúrbios ortodônticos e da fala
Publicado em 7 de agosto de 2019Durante o aleitamento materno, o bebê utiliza todos os músculos da face, diferente do que ocorre com o uso da mamadeira.
Esse exercício muscular resulta em um crescimento mais harmonioso da face e previne problemas ortodônticos e distúrbios da fala.
Desenvolvimento da cavidade oral
O aleitamento materno promove um desenvolvimento normal da face e da boca.
A erupção dos dentes é mais adequada e eles tendem a um alinhamento mais perfeito, reduzindo a chance de problemas ortodônticos como a mordida cruzada, tão comum atualmente.
O palato tem um formato mais anatômico e a musculatura da língua se desenvolve de uma forma que o bebê engole melhor e tem menos chances de obter apnéia obstrutiva do sono.
Desenvolvimento da fala
O desenvolvimento da fala também sofre influência da amamentação. Quanto maior o tempo de aleitamento materno, mais rápido os bebês aprendem a falar, segundo a literatura. Esse efeito é observado mais claramente nos meninos, em comparação com as meninas.
Atualmente existe um grande número de crianças com distúrbios da fala devido ao tempo reduzido de amamentação, e também pelo atraso na introdução de alimentos sólidos.
Outros benefícios
Os benefícios da alimentação se estendem para a vida inteira. Vários trabalhos mostraram que crianças que foram amamentadas exclusivamente no peito por 6 meses, e depois receberam o leite materno associado à alimentação complementar por um período prolongado (12 meses ou mais), atingiram um melhor desempenho escolar e uma situação financeira de 12 a 16% melhor na vida adulta.
Em todo o mundo, as campanhas em prol do aleitamento materno visam apoiar as mães, facilitando a amamentação quando e onde elas precisarem.
Você pode ajudar, divulgue!
E aí, gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a vida dos seus filhos com o nosso Blog e redes sociais Facebook e Instagram!
Este conteúdo foi originalmente publicado no portal Convite à Saúde.