Férias chegando, calor aumentando e junto de tudo isso os pernilongos atacando as nossas crianças. Essas picadas são motivo de preocupação pois podem transmitir doenças tipo dengue, causar reações alérgicas na pele e infecções bacterianas nos locais das picadas. Os repelentes existentes no nosso meio são compostos por substâncias químicas tóxicas e com potencial alergênico […]
leia maisUsar um bom calçado desde a infância proporciona um melhor desenvolvimento tanto dos pés quanto das articulações e da coluna vertebral, diminuindo-se a possibilidade de problemas no futuro. Atenção deve ser dada para as particularidades de cada fase da vida, sempre visando segurança, conforto e conforto para a criança. Neste texto, a Dra. Denise Brasileiro, Pediatra da Clínica Mon Petit, traz orientações sobre o tema.
leia maisEstá acontecendo a campanha “Vacinação em Dia”, do Ministério da Saúde. A idéia é “atualizar a carteira de vacinação” das crianças. Iniciativa importante, sem dúvida, porque o índice de cobertura vacinal nessa faixa etária no Brasil é deficiente. A campanha é direcionada para quem está com a vacinação atrasada ou não tem informações sobre as vacinas do filho. Se esse é o seu caso, compareça a um posto de vacinação com a caderneta de vacinação da criança!
leia maisDiferentemente do adulto, o sistema visual da criança está em pleno processo de desenvolvimento. Neste texto, a Dra. Erika Mota Pereira, especialista em Oftalmologia Pediátrica, esclarece porque a indicação de lentes corretivas na infância deve ser encarada com seriedade.
leia maisA “criança moderna” está apresentando alterações comportamentais que estão deixando seus pais enlouquecidos. Não dormem, não comem e só querem ver TV e brincar no iPad. Cerca de 20 a 30% das crianças entre 6 meses a 7 anos de idade apresentam o distúrbio do sono chamado insônia comportamental da infância. Neste texto, a Dra. Denise Brasileiro orienta como identificar o distúrbio e orienta os pais a estabelecerem uma boa higiene do sono.
leia maisCom 1 ano de idade, o seu filho acha que é “gente grande”. É preciso conhecer as peculiaridades desta fase, já que as mudanças comportamentais são evidentes e desafiadoras.
Neste texto, a Dra. Denise Brasileiro escreve como a criança vê seu mundo e as orientações necessárias relativas ao sono, comportamento e alimentação.
Crianças engolindo algo “que não deviam” é uma das histórias mais velhas do mundo, no que tange o cuidado dos pequenos (ficando atras apenas de quedas e batidas na cabeça). Isso é algo que, muitas vezes, preocupa os pais. Mas o quão grave é, realmente, este quadro? Esse post tem como objetivo ajudar os pais […]
leia maisO Hipotireoidismo congênito é causado pelo defeito da produção (baixa ou mesmo nula) dos hormônios tireoidianos. O diagnóstico do hipotireoidismo congênito é realizado pelo teste do pezinho, a partir de análise das amostras do sangue coletado nos recém-nascidos, no 5º dia após o nascimento. Cobrar o resultado do exame assim que disponível é tão importante quanto a coleta do sangue!
leia maisDiferente da televisão, que é passiva, os aplicativos de tablets e smartphones possuem uma interface “interativa” e assim, são mais estimulantes e desafiadores para as crianças. Alguns estudos mostram que eles podem até melhorar o vocabulário de pré-escolares e aprimorar o raciocínio lógico e a coordenação motora, assim como estimular o interesse por determinados assuntos.
Neste texto, trazemos algumas considerações sobre o uso de aplicativos de tablets e smartphones por crianças. Nas próximas publicações, listaremos sugestões dos melhores aplicativos para as crianças nas áreas de educação, recreação e livros digitais. Aceitamos sugestões!
O sono e um processo fisiológico ativo e dinâmico, de grande impacto em vários aspectos da saúde, das funções corporais e do desenvolvimento. Durante os primeiros anos de vida, ocorrem um grande número de importantes mudanças no crescimento e no desenvolvimento neuromotor. Dessa forma, a boa saúde do sono é de extrema relevância para as crianças e adolescentes por várias razões, desde o descanso físico e restauração energética até a influência sobre o crescimento e desenvolvimento.
leia maisO termo bullying, de origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Em última instância, significa dizer que, de forma “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.
leia mais