Lula veta projeto que incluía 5 vacinas no calendário da rede pública
Publicado em 12 de dezembro de 2010
Segundo o Diário Oficial da União, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou na última semana o projeto de lei que incluía outras cinco vacinas no calendário da rede pública de saúde.
A proposta de inclusão de 5 vacinas ao calendário básico público de vacinação já havia sido aprovada pelo Senado em novembro de 2010. Previa a inclusão das vacinas contra hepatite A, meningocócica conjugada C, pneumocócica conjugada 7 valente, varicela e pneumococo.
De acordo com o governo, algumas das vacinas descritas nesse projeto de lei (contra o pneumococo – no caso, a 10-valente – e o meningococo C) já estão contempladas no calendário de vacinação oficial. Segundo o Planalto, a inclusão de novas vacinas poderia tornar “mais burocrática e demorada a adoção de novas tecnologias na área de prevenção de doenças, na qual o Brasil é mundialmente reconhecido”.
Infelizmente, as crianças menos favorecidas seguirão sem a gratuidade das vacinas contra varicela (catapora) e hepatite A. E a sociedade brasileira, mais uma vez, paga um alto preço pelo descaso do governo.
Cabe à Sociedade Brasileira de Pediatria um manifesto repudiando essa ação do governo. O atraso do desenvolvimento de vacinas no país não pode justificar a exposição das crianças ao risco de doenças evitáveis.