O Hipotireoidismo congênito é causado pelo defeito da produção (baixa ou mesmo nula) dos hormônios tireoidianos. O diagnóstico do hipotireoidismo congênito é realizado pelo teste do pezinho, a partir de análise das amostras do sangue coletado nos recém-nascidos, no 5º dia após o nascimento. Cobrar o resultado do exame assim que disponível é tão importante quanto a coleta do sangue!
leia maisEm São Paulo, tive a oportunidade de participar da confraternização da Associação de Assistência à Criança Cardiopata (AACC) Pequenos Corações com a participação de pais e crianças com cardiopatias congênitas e a presença da equipe de médicos da Beneficência Portuguesa, uma das equipes mais conceituadas no mundo nesta área. Segundo a Dra. Clélis Camargo aproximadamente 1 […]
leia maisOs três desafios principais do cuidado de um bebê prematuro são: 1) sobrevivência; 2) diminuição de sequelas imediatas; e 3) promover uma boa qualidade de vida no longo prazo.
A sobrevivência dos bebês prematuros tem crescido muito, acompanhando os avanços tecnológicos na área perinatal, com a melhora dos recursos diagnósticos, terapêuticos e de cuidados hospitalares.
Neste texto, a Dra. Denise Brasileiro descreve alguns aspectos que devem ser considerados na adequada transição do hospital para o lar.
Clécio Piçarro, professor da Faculdade de Medicina da UFMG, explica aos pais a evolução natural da fimose na criança. Ele condena uma prática que ainda é adotada e até mesmo recomendada por profissionais de saúde. Manobras forçadas causam fissuras na extremidade da pele, gerando cicatrizes.
leia maisNeste texto, a Dra. Denise Brasileiro dá algumas dicas para o aleitamento materno.
leia maisSegundo o Diário Oficial da União, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou na última semana o projeto de lei que incluía outras cinco vacinas no calendário da rede pública de saúde. A proposta de inclusão de 5 vacinas ao calendário básico público de vacinação já havia sido aprovada pelo Senado em novembro de 2010. Previa a inclusão […]
leia mais