Meu filho tem intolerância à lactose. O que tomar?
Publicado em 26 de junho de 2016É importante lembrar que a intolerância à lactose (IL) afeta as pessoas em diferentes níveis. Sendo assim, cada pessoa poderá digerir mais ou menos lactose, dependendo do grau de intolerância que possui. Para aquelas pessoas que possuem uma intolerância leve, é importante entender quais produtos possuem maior porcentagem de lactose. Desta forma fica mais fácil saber o que você poderá eventualmente incluir em sua alimentação sem sofrer com os sintomas da IL.
Algumas dicas importantes que você deve saber:
- Como regra geral, quanto maior a quantidade de gordura, menor a quantidade de lactose contida no produto;
- Produtos com menos de 2% de lactose podem ser bem tolerados pela maioria das pessoas com IL, contanto que você coma/beba com moderação. Só porque o queijo gorgonzola possui uma média de 1,2% de lactose não saia fazendo macarrão aos 4 queijos!!!
- As quantidades de lactose apresentadas abaixo podem variar de marca para marca. Infelizmente as indústrias ainda não fornecem este tipo de informação em seus rótulos, mas esta é pelo menos uma média usada como base;
- Queijos envelhecidos geralmente têm menor quantidade de lactose do que queijos frescos.
- O item “soro de leite em pó” é um ingrediente muito comum na fabricação de diversos produtos alimentícios. Verifique os ingredientes na embalagem.
Lista de produtos lácteos – porcentagem média de lactose
- Leite integral / semi-desnatado /desnatado – 4,9%
- Leite com lactose reduzida a 90% – 1,0%
- Chantily – 2,9%
- Iogurte integral – 4,5%
- Leite condensado – 12,3%
- Sorvete elaborado com leite – 5,7%
- Manteiga – 0,9%
- Margarina elaborada com leite – 0,5%
- Leite em pó desnatado – 51,3%
- Leite em pó integral – 37,5%
- Soro de leite em pó – 69%
- Queijo gorgonzola – 1,2%
- Queijo brie – 1%
- Queijo cheddar – 1%
- Queijo camembert – 0,9%
- Ricota – 3,6%
- Queijo parmesão – 1%
- Queijo mozzarella light – 3,1%
- Queijo mozzarela de bufala – 2%
Contém lactose | Contém baixo teor de lactose | Sem lactose |
---|---|---|
|
|
|
Leites com baixo teor de lactose
Além dos leites de soja, algumas empresas estão produzindo leites com baixo teor de lactose.
Enquanto 1 litro de leite comum possui em média 4,9g de lactose, os leites com baixo teor de lactose possuem apenas 1g, quantidade digerível por muitas pessoas que possuem IL. Para as pessoas que não gostam do sabor da soja, os leites com baixo teor de lactose possuem grande vantagem, pois além de você ingerir os mesmos nutrientes do leite comum, o sabor fica inalterado. Entre as marcas mais conhecidas estão:
- Zymil (Parmalat) – leite semidesnatado com 90% menos lactose
- Elegê – Baixo Teor de Lactose (Eleva) – leite integral com 90% menos lactose
- Sensy (Batavo) – leite semi desnatado com 90% menos lactose
- Betania Lactose Reduzida (Betania) – leite semi desnatado com 90% menos lactose
- No Lac (Itambé) – leite semidesnatado com baixíssimo teor de lactose e presença de lactase.
Lembremos que crianças menores de 2 anos não devem ser alimentadas com leites semi-desnatados ou desnatados. Nestes casos, caso necessário, devemos utilizar as fórmulas infantis sem lactose (fórmulas de soja, NAN sem lactose, Aptamil sem lactose, Enfamil sem lactose) pois são nutricionalmente mais completas. Observe que a maioria dos leites sem lactose são semi-desnatados (menos gordura).
Uso da enzima lactase
A procura por cápsulas de enzima lactase tem crescido consideravelmente no Brasil. É cada vez maior o número de pessoas que procuram seus médicos, fazem os exames e acabam descobrindo que os sintomas indesejáveis com os quais conviviam eram na verdade conseqüência de uma intolerância à lactose.
Uma excelente alternativa para quem tem maior dificuldade de se adaptar a novos hábitos alimentares é o uso de cápsulas de lactase. Entretanto, só é possível adquirir a enzima através da importação do produto (Lactaid Fast Act e outros) ou em farmácias de manipulação. Desvantagem da enzima manipulada é o fato que esta deve ser mantida sob refrigeração, o que impede que se coloque as cápsulas no bolso para levá-las aonde formos.