Como saber se uma criança está crescendo bem?
Publicado em 28 de maio de 2020Para se avaliar o crescimento de uma criança, é de grande importância o acompanhamento pediátrico desde o nascimento, pois as variações das medidas antropométricas (peso, estatura, perímetro cefálico) são os dados mais sensíveis para se detectar algum problema relacionado ao desenvolvimento do corpo.
As crianças crescem de forma diferente durante as fases do desenvolvimento. No primeiro ano de vida, época de maior crescimento de um indivíduo, um lactente cresce em média 25 cm! A partir daí, o crescimento desacelera-se progressivamente, voltando a aumentar na puberdade (“estirão puberal”). Os gráficos de crescimento são ferramentas muito úteis nessa avaliação, já que permitem a visualização das variações da altura, geralmente os dados mais importantes na avaliação de um provável distúrbio. As grandes variações do crescimento, tanto para mais, quanto para menos, devem ser investigadas, pois podem representar algum problema de saúde, dentre os quais:
- doenças genéticas;
- doenças crônicas, como anemia, doenças cardíacas, pulmonares ou renais;
- problemas durante a gravidez materna;
- deficiências de macro ou micronutrientes provocadas por erros alimentares;
- doenças que requerem o uso crônico de medicamentos que interferem no crescimento, como glicocorticóides, hormônios sexuais, medicamentos para transtorno do déficit de atenção (TDAH) – Ritalina ® , Concerta ® , Venvanse ® , etc);
- distúrbios hormonais (hormônio do crescimento, hormônios tireoidianos, glicocorticóides, esteroides sexuais, andrógenos, etc).
Converse com o Pediatra da criança. Caso haja alguma suspeita de baixa estatura, ou mesmo de desaceleração do crescimento, marque uma avaliação com um Endocrinologista Pediátrico.
“O crescimento da criança é o espelho de sua saúde”.