Como prever a altura dos filhos?
Publicado em 20 de abril de 2015O crescimento é um dos assuntos mais abordados na consulta pediátrica. A avaliação do ganho de peso, de estatura, assim como do perímetro cefálico são fundamentais para a análise do desenvolvimento na infância.
A previsão da estatura baseia-se em métodos estatísticos, levando-se em consideração a altura dos pais, através da fórmula abaixo:
De forma a se considerar também a influência que o ambiente pode ter sobre o crescimento da criança, é aceitável uma variação da medida calculada. Assim, uma estatura-alvo de 175 cm pode ter um intervalo de +/- 8,5 cm, ou seja, de 166,5 a 183,5 cm, o que é assinalado na curva de crescimento:
Por exemplo, um pai que mede 178 cm e uma mãe que mede 159 cm: 178 + 159 = 337 / 2 = 168,5. Previsão do filho: 168,5 + 6,5 = 175 cm; previsão da filha: 168,5 – 6,5 = 162 cm.
Nos países em desenvolvimento, uma outra variável pode entrar no cálculo: o “ganho secular”. Com as melhorias de saneamento básico, da cobertura vacinal, do maior acesso à alimentação, as gerações têm crescido mais que seus pais, o que geralmente confere alguns centímetros a mais no cálculo de estatura-alvo.
É importante destacar que outras variáveis influenciam a previsão, como intercorrências intrauterinas, síndromes genéticas e doenças orgânicas, sejam endócrinas ou não. Somente a avaliação médica, muitas vezes com exames complementares, pode ajudar a trabalhar a acurácia dessa estimativa, principalmente das crianças com suspeita de déficit de crescimento.