A importância do café da manhã para crianças e adolescentes
Publicado em 21 de fevereiro de 2014Uma das grandes dificuldades para os pais hoje em dia é fazer com que os filhos comam bem no café da manhã. Essa é uma das principais refeições do dia.
Cafés da manhã completos não são apenas para executivos. O café da manhã deveria ser chamado de “refeição do sucesso”. As proteínas tendem a estimular o cérebro das crianças e os carboidratos complexos (integrais) tendem a acalmá-las. Um café da manhã equilibrado, portanto, ajuda a criança a aprender e a se comportar bem durante toda a manhã.
O que diz a ciência:
- O café da manhã afeta o comportamento e o aprendizado das crianças
- Quem toma café da manhã geralmente tira notas mais altas, presta mais atenção nas aulas e lida melhor com problemas escolares complexos do que quem deixa de tomá-lo.
- Quem deixa de tomar café da manhã tem maior probabilidade de demonstrar padrões alimentares erráticos ao longo do dia, comer menos alimentos nutritivos e abusar de alimentos com calorias vazias.
- As crianças que tomam um café da manhã que contenha quantidades adequadas de carboidratos complexos e proteínas tendem a apresentar melhor desempenho escolar.
- As crianças que comem alimentos matinais com alto teor de cálcio apresentam melhor comportamento e aprendizagem.
O que servir no café da manhã?
As refeições matinais devem conter uma quantidade balanceada de proteínas, carboidratos complexos e cálcio.
Sugestões:
- Batida de leite (com frutas e aveia), torrada de pão de forma integral com requeijão.
- Iogurte natural batido com fruta e granola, pão-de-queijo com manteiga em pequena quantidade.
- Suco de laranja, omelete com queijo, pão-de-forma integral .
- Biscoitos integrais, leite com cacau orgânico e mamão picado.
- Salada de frutas com iogurte e linhaça ou chia.
- Panqueca com farinha de trigo integral, recheada com queijo, limonada
- Tapioca, com massa acrescida de chia e recheada com queijo branco magro e geléia natural de frutas, suco de melão.
- Bolo de maçã (ou banana, cenoura) feito em casa, 1 copo de leite com cacau orgânico adoçado com pouco açúcar demerara, e 1 fatia de queijo branco.
Tais sugestões dão ênfase a alimentos com alto teor de fibras (carboidratos integrais e frutas), as quais ajudam a diminuir os picos de insulina, já que os alimentos passam a ser absorvidos de forma mais lenta. Além disso, ajudam a reduzir o colesterol e a melhorar o trânsito intestinal.
Café da manhã com rosquinhas doces, cereais açucarados ou biscoitos e bolos industrializados podem levar à redução da aprendizagem no meio da manhã e à redução do desempenho escolar, causadas pela baixa de açúcar no sangue que se segue à digestão rápida e à liberação excessiva de insulina.
O “apagão da manhã”, que usualmente ocorre entre dez e onze horas da manhã, é um dos momentos mais difíceis do dia para o aprendizado das crianças, segundo os especialistas em educação. Um bom café da manhã poderia ajudar a reduzir o problema.