Os perigos do leite não pasteurizado
Publicado em 7 de março de 2019Muitas pessoas pensam que beber o leite não pasteurizado faz bem à saúde. Isso não poderia estar mais longe da verdade! Ele pode, na verdade, conter bactérias, vírus e parasitas perigosos.
Durante a pasteurização, o leite é aquecido até altas temperaturas exatamente para eliminar esses microrganismos. E não se preocupe! A maioria dos nutrientes permanece no leite após esse processo.
Bebês, crianças pequenas, pessoas idosas, mulheres grávidas e pacientes com o sistema imune enfraquecido estão mais sujeitas às infecções decorrentes da ingestão de leite cru, mas mesmo adultos saudáveis estão em risco. Sorvete, queijo e iogurte feitos com leite não pasteurizado também oferecem riscos para a saúde.
Germes no leite não pasteurizado
A maioria dos casos de infecção após beber leite não pasteurizado é causada por:
- Salmonella: infecção gastrointestinal que provoca febre, enjôo, vômitos, dor abdominal e diarréia. Podem ocorrer complicações graves se a bactéria se espalhar através da corrente sanguínea para outros órgãos.
- E. coli: a diarréia causada por essa bactéria pode ser muito intensa e com sangue. Ocorre também dor abdominal, enjôo e vômitos. Algumas pessoas, especialmente crianças e idosos, podem desenvolver falência renal e morte.
- Campylobacter: causa diarréia com sangue, vômitos, dor abdominal e febre. Em pessoas com sistema imune comprometido, pode se espalhar através da corrente sanguínea e causar sérias complicações.
- Listeria: causa febre, enjôo, diarréia e dores musculares. Pode se espalhar para o sistema nervoso central levando a meningite e encefalite. Em mulheres grávidas, pode levar ao aborto ou morte do bebê.
Previna-se!
Nunca tome leite não pasteurizado e leia os rótulos de produtos derivados para descobrir se são seguros. Guarde o leite na geladeira e descarte-o se estiver vencido ou aberto por vários dias.
Além disso, lave bem as mãos antes de manipular alimentos e mantenha os utensílios de cozinha sempre limpos. Lave as frutas e vegetais e cozinhe bem a carne e ovos, pois podem também conter microrganismos maléficos.
A saúde da sua família merece esse cuidado!
Este conteúdo foi originalmente publicado no portal Convite à Saúde.