Indicações de endoscopia digestiva
Publicado em 26 de junho de 2016Dentre as indicações de endoscopia digestiva alta nas crianças, a mais freqüente é a dor abdominal recorrente, sendo realizada quando se suspeita de uma etiologia orgânica, e outras causas já foram excluídas.
Vômitos persistentes, de causa inexplicada, também correspondem à outra indicação de endoscopia, especialmente quando sugere doença péptica, inflamatória ou obstrutiva intrínseca do tubo digestivo alto.
A endoscopia é de grande valor na investigação e tratamento do sangramento intestinal, uma vez que além de diagnosticar o sítio de sangramento, permite tratar a maior parte das lesões sangrantes.
Este exame também é solicitado em unidades de emergência nos casos de ingestão de pequenos objetos, principalmente moedas em crianças pequenas.
Situação que traz muita ansiedade para os pais.
Já a colonoscopia é extremamente útil na avaliação das inflamações do intestino (colites), na investigação de sangramento vivo ou oculto, e na suspeita de pólipos (pequenas “verrugas” no intestino). A indicação mais freqüente em pediatria é o sangramento retal, e sua causa varia conforme a faixa etária.
São muito poucas as contra-indicações para a endoscopia pediátrica. Uma vez sendo realizada com a aparelhagem adequada e por um profissional treinado, pode ser feita até em recém nascidos e prematuros. As contra-indicações estão mais relacionadas com as condições clínicas da criança. As complicações são raras.