Sono
Publicado em 14 de junho de 2016Como fazer para que meu filho durma bem desde pequenininho?
O segredo está em estabelecer uma rotina. A criança precisa entender, desde bem pequena, a diferença entre o dia e a noite, e aprender que a noite foi feita para dormir. Daí a necessidade de uma rotina antes do sono, de horários mais ou menos estabelecidos e atividades que, noite após noite, repetem-se, mostrando que a hora de dormir chegou.
A criança precisa comer durante a noite?
É um erro achar que a criança deve ser acordada para comer durante a noite. A única exceção fica por conta do recém-nascido, até mais ou menos o primeiro mês de vida, quando seu estômago ainda se esvazia rapidamente. Os intervalos para alimentá-lo, neste caso, deve variar entre 2 a 4 horas, e não mais do que isso.
Depois de maiores, as crianças não devem ser acordadas para comer. Se ela está dormindo 5, 6 horas durante a noite, por exemplo, é sinal de que não está incomodada, seja por fome ou por qualquer outro problema. A maioria das crianças conseguem dormir de 00:00 às 06:00 após os 2-3 meses, caso não haja nenhum condicionamento errado por parte dos pais.
E outro erro é, ao menor sinal de despertar da criança, os pais correrem para “acudi-la”. Muitas vezes, qualquer resmungo já é motivo para a mamãe estar ao lado do berço. O ideal é esperar um pouco para ver se a criança volta a dormir. Às vezes, ela simplesmente despertou e, se não for estimulada, voltará a dormir naturalmente.
É claro que você não vai deixar o pequeno chorar insistentemente. Se o choro é repetido, é imprescindível checar o problema.
Quando é necessário acostumar a criança a dormir no próprio quarto?
É fundamental que o bebê passe a dormir no próprio quarto o quanto antes. O ideal é que ele durma com os pais no máximo até o 2º mês de vida, quando as mamadas noturnas ainda interrompem demais o sono de todos.
Depois disso, ele deve ir para o próprio quarto, e assim aprender que toda a família deve ter privacidade. Por isso mesmo, é bom que o bebê seja colocado no berço sonolento, mas ainda acordado. Ele vai entender, com isso, que o lugar de adormecer é o berço.
Estabeleça um ritual para o bebê
Crie uma espécie de ritual para a hora de dormir. O horário vai depender muito da rotina e dos hábitos de cada família, mas é bom que seja mais ou menos o mesmo todos os dias.
Além disso, dar banho à noitinha é ideal para relaxar e tranqüilizar a criança, preparando-a para a hora do sono. Depois do banho, trocá-la e alimentá-la vai, pouco a pouco, criando o ambiente ideal para que ela adormeça. Música de ninar, massagens e brincadeiras bem leves também podem ser utilizadas.
Depois de tudo isso, é só ficar atento ao quarto do bebê, que deve estar calmo e silencioso.
Caso ele acorde à noite, os contatos deverão ser “secos” e desprovidos de interesse para o bebê (brincadeiras, colo, mamadas, etc..).
Orientações para insônia
- Ambiente calmo, tranqüilo, arejado, sem luzes, nenhum som ou ruído, mesmo que você ache que sejam “leves” e “facilitem” o sono. Colchão, travesseiro e cobertores adequados.
- Um banho morno é aconselhável antes de dormir, evitar banho muito frio ou muito quente.
- Evitar, à noite, o uso de bebidas ou comidas “pesadas”, muito temperadas ou condimentadas, e estimulantes (café, coca-cola, guaraná, chá preto).
- Prefira um leite morno ou chás calmantes (camomila, erva cidreira…).
- Não dormir com fome. Alimentar-se 1 a 2 horas antes de dormir.
- Evitar o uso de sedativos, pois alteram o ritmo de sono e muitas vezes causam dependência.
- Evitar atividades estressantes ou pesadas antes de dormir. Evite ficar em frente ao computador até tarde. Não deixar as crianças assistirem programas de TV que contenham cenas violentas ou que possam assustá-las.
- Não cochilar em sofás e poltronas. Deve-se dormir somente na cama. E só ir para cama quando estiver com muito sono.Nunca deitar para “ver se dorme”.
- Atividade física e tomar sol em horários apropriados (antes das 10:00 e depois das 16:00h) promove a saúde e ajuda a regular o ritmo de sono.
- As pessoas têm necessidades de sono diferentes. Calcule quantas horas de sono VOCÊ precisa. Após ter “regulado” seu sono, procure manter as recomendações e reservar um horário aproximado para ir dormir, ou “repôr” esse número de horas, se precisar ficar acordado após este horário (numa festa, por exemplo).
- Lactentes: a introdução do jantar diminui a necessidade de acordar à noite para mamar. Pode-se oferecer uma mamadeira ou uma sucção nutritiva ao seio materno antes dos pais dormirem (tentar adequar a rotina de sono e alimentação da criança à rotina da família). A criança deve ser acostumada a dormir no berço e no próprio quarto. Não dormir na cama dos pais (isso também prejudica a intimidade do casal). Não fazer o seio materno de chupeta.