Quais seriam as precauções que os pais devem tomar para evitar quedas e contusões com as crianças?

A supervisão constante é uma medida de proteção ativa, entretanto as medidas de proteção passivas que modificam o ambiente são muito mais eficazes.
Nunca deixar os bebês sozinhos em camas, sofás ou trocadores, mesmo que eles ainda não consigam rolar, pois não podemos prever quando irão adquirir essa capacidade.

Quando a criança conseguir ficar de pé no berço, observar se a altura da grade é suficiente para evitar que a criança caia por cima. Se não for, a criança deverá dormir na cama com grades laterais. Mas se ela não conseguir descer sozinha da cama colocar o colchão no chão.

Nunca utilizar o andador, que é o maior vilão das quedas por conferir agilidade e velocidade para uma criança que ainda não tem controle.
Os móveis não devem ter quinas pontiagudas, mas arredondadas ou com proteção.

As janelas devem ter grades ou telas de proteção. Manter os móveis afastados das janelas para evitar que as crianças as alcancem.

Tanques, eletrodomésticos como TVs e móveis de grandes dimensões devem ter fixação e apoio adequados para evitar que caiam sobre as crianças.

Ambiente com boa iluminação (seja natural ou artificial), piso antiderrapante, corrimão nas escadas, retirar os tapetes. Evitar asfalto, concreto ou superfícies rígidas em playgrounds, preferir areia.

Bloquear o acesso a lajes e escadas com portões e travas que as crianças não consigam abrir.

Brinquedos como bicicletas, patins e skate devem ser usados em locais fechados, longe do trânsito, com a supervisão de um adulto e sempre utilizando equipamentos de proteção (capacete, cotoveleiras e joelheiras) que embora não evitem os acidentes, diminuem a gravidade das lesões.

Gostou? Deixe seu like!