Quais são os riscos da endoscopia?

São muito poucos os pacientes que possuem complicações sérias e inesperadas durante ou após a endoscopia diagnóstica. A maioria dos pacientes têm uma dor de garganta leve e um pequeno sangramento na região das biópsias. Este sangramento é auto limitado e não é visível, a menos que o paciente vomite, o que não é comum. Raramente acontece um sangramento maior, podendo então ser necessária nova endoscopia para cauterização da área.

Perfuração é uma complicação rara e séria que requer internação, antibióticos e numa minoria das vezes cirurgia. A perfuração ocorre com maior freqüência durante procedimentos terapêuticos, mas ainda assim é rara.

A anestesia também possui seus riscos. Reações alérgicas, tosse, chiado no peito e rouquidão são possíveis. Os pais terão a oportunidade de discutir os aspectos específicos da anestesia com o médico anestesista antes do exame.

Por isso é muito importante que o exame seja realizado em ambiente hospitalar com todos os recursos disponíveis para tratar de imediato qualquer complicação.

Gostou? Deixe seu like!