O que as crianças sentem quando têm refluxo?

Dependendo da idade de início dos sintomas, o refluxo pode ter vários significados e cursos clínicos distintos.

Em lactentes (até os 2 anos de idade) a suspeita de inflamação no esôfago (esofagite) ocorre quando há choro excessivo, irritabilidade, distúrbios do sono, agitação e recusa da dieta (a criança passa a ter medo de alimentar-se e sentir dor).

A criança maior pode queixar-se de queimação sobre o estômago, dor no peito, dor abdominal, dor durante a alimentação e excesso de salivação. O refluxo do adolescente pode ser um prolongamento da primeira, ou aparecer mais tardiamente; tem sintomas persistentes e, quase sempre, necessita de tratamento.

Outras manifestações clínicas do refluxo são: ruminação (ficar com movimentos mastigatórios contínuos), disfagia (dificuldade de alimentar-se), arrotos, soluços, anemia e sangramentos; chiados no peito de repetição, pneumonias de repetição, laringites, sinusites, infecções do ouvido de repetição e outras.

O refluxo tem sido associado a vários outros acontecimentos na vida da criança, como morte súbita do lactente, soluços, rouquidão e erosão dentária.

Como pode ser constatado, somente o médico poderá fazer o diagnóstico diferencial entre tantas condições clínicas apresentadas pela criança que vomita.

Gostou? Deixe seu like!