Meu filho tem intolerância à lactose. O que tomar?

É importante lembrar que a intolerância à lactose (IL) afeta as pessoas em diferentes níveis. Sendo assim, cada pessoa poderá digerir mais ou menos lactose, dependendo do grau de intolerância que possui. Para aquelas pessoas que possuem uma intolerância leve, é importante entender quais produtos possuem maior porcentagem de lactose. Desta forma fica mais fácil saber o que você poderá eventualmente incluir em sua alimentação sem sofrer com os sintomas da IL.

Algumas dicas importantes que você deve saber:

Lista de produtos lácteos – porcentagem média de lactose

Contém lactoseContém baixo teor de lactoseSem lactose
  • Leite Condensado integral / desnatado
  • Creme de leite integral / desnatado
  • Leite integral / semi-desnatado / desnatado de vaca, cabra, ovelha
  • Chantilly
  • Iogurte comum
  • Requeijão
  • Queijos frescos
  • Queijos processados
  • Barras de cereais com cobertura de chocolate
  • Maionese industrializada*
  • Achocolatados*
  • Pães para cachorro quente / cheeseburguer
  • Sopa creme instantânea*
  • Temperos em pó / tabletes*
  • Biscoitos recheados*
  • Risoles
  • Panquecas
  • Molhos para saladas*
  • Misturas para bolos
  • Purê de batatas
  • Ovos mexidos
  • Pudins
  • Souflês
  • Licores Cremosos
  • Leite com baixo teor de lactose
  • Iogurte com lactobacilos vivos
  • Leites fermentados (Yakult)
  • Queijos maturados (como o queijo parmesão)
  • Chocolate meio-amargo* / amargo*
  • Manteiga
  • Margarina*
  • Leite condensado de soja
  • Creme de leite de soja
  • Doce de soja
  • Doce de coco
  • Chantilly Vegetal
  • Iogurte à base de soja
  • Leite de soja
  • Leite de coco
  • Pão francês*
  • Pão de forma integral*
  • Carnes grelhadas / à milanesa
  • Biscoitos integrais*
  • Mostarda*
  • Maionese caseira
  • Massas (fettucine, macarrão)
  • Massa para pastel
  • Tofu
  • Sorvetes de fruta*
  • Cacau em pó
  • Cereais matinais*
  • Geléias
  • Creme de amendoim
  • Merengue
  • Quindim
  • Balas de Coco
  • Doces em calda
  • Tahine

Leites com baixo teor de lactose

Além dos leites de soja, algumas empresas estão produzindo leites com baixo teor de lactose.

Enquanto 1 litro de leite comum possui em média 4,9g de lactose, os leites com baixo teor de lactose possuem apenas 1g, quantidade digerível por muitas pessoas que possuem IL. Para as pessoas que não gostam do sabor da soja, os leites com baixo teor de lactose possuem grande vantagem, pois além de você ingerir os mesmos nutrientes do leite comum, o sabor fica inalterado. Entre as marcas mais conhecidas estão:

Lembremos que crianças menores de 2 anos não devem ser alimentadas com leites semi-desnatados ou desnatados. Nestes casos, caso necessário, devemos utilizar as fórmulas infantis sem lactose (fórmulas de soja, NAN sem lactose, Aptamil sem lactose, Enfamil sem lactose) pois são nutricionalmente mais completas. Observe que a maioria dos leites sem lactose são semi-desnatados (menos gordura).

Uso da enzima lactase

A procura por cápsulas de enzima lactase tem crescido consideravelmente no Brasil. É cada vez maior o número de pessoas que procuram seus médicos, fazem os exames e acabam descobrindo que os sintomas indesejáveis com os quais conviviam eram na verdade conseqüência de uma intolerância à lactose.

Uma excelente alternativa para quem tem maior dificuldade de se adaptar a novos hábitos alimentares é o uso de cápsulas de lactase. Entretanto, só é possível adquirir a enzima através da importação do produto (Lactaid Fast Act e outros) ou em farmácias de manipulação. Desvantagem da enzima manipulada é o fato que esta deve ser mantida sob refrigeração, o que impede que se coloque as cápsulas no bolso para levá-las aonde formos.

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