Quais são os resultados do tratamento para crianças obesas?

A associação de restrição calórica e exercício físico no tratamento da obesidade infantil geralmente resulta numa redução efetiva do IMC em curto prazo.

Os benefícios do exercício físico incluem a redução da gordura, o aumento da taxa de metabolismo basal e melhora do perfil metabólico, com o aumento da sensibilidade à insulina, redução da concentração de colesterol LDL (conhecido como “colesterol ruim”) e triglicérides e aumento da concentração de colesterol HDL (“colesterol bom”).

A redução de 5 a 10% do peso e a sua manutenção por 2 a 5 anos melhora significativamente o metabolismo da glicose e das gorduras, além de outros benefícios, como melhora da hipertensão arterial, da auto-estima das crianças e adolescentes e um risco muito menor de apresentarem doenças cardiovasculares no futuro.

O sucesso do tratamento depende de uma integração da criança, de sua família e da equipe multiprofissional envolvida. A grande dificuldade encontrada no acompanhamento dessas crianças é a manutenção dessa perda peso, após os primeiros meses. Por isso, medidas simples, como dietas restritivas, não surtem efeito em médio e longo prazos. Como dito anteriormente, deve-se fazer uma abordagem mais ampla do paciente, procurando envolvê-lo, bem como seus familiares, no processo terapêutico, que envolverá mudanças no seu estilo de vida.

Em geral, medidas preventivas devem ser estimuladas, com a participação do governo, das escolas, das indústrias de alimentos e dos profissionais da saúde, estimulando hábitos de vida saudáveis.