Quais são as características associadas à síndrome de Turner?

A características da síndrome de Turner (ST) podem variar muito de paciente para paciente. Dessa forma, essa condição pode não ser diagnosticada até que a menina atinja a idade puberal ou até mais tarde. As características mais comuns da ST são a baixa estatura e a puberdade ausente ou incompleta. Além da baixa estatura, outras características clínicas podem incluir:

Ao nascimento, é comum a presença de linfedema (acúmulo anormal de linfa nos tecidos) de mãos e pés e redundância de pele, principalmente na região do pescoço. A presença desses dois sinais, principalmente associados a peso e estatura baixos ao nascer, é altamente sugestiva da síndrome.

Meninas e mulheres com ST têm maior risco de apresentar anomalias congênitas (presentes ao nascimento) do coração e dos rins, além de hipertensão arterial, infecções recorrentes do ouvido médio, hipoacusia (surdez), diabetes e dificuldade de aprendizado não-verbal (como dificuldade em matemática, por exemplo). Outros possíveis problemas médicos incluem o sobrepeso, catarata e ossos frágeis.

Por causa das suas condições físicas, problemas de saúde e infertilidade, algumas meninas com ST tendem a apresentar baixa auto-estima, ansiedade e depressão.

Gostou? Deixe seu like!