Dificuldades escolares: é possível prevenir?

Crianças com dificuldade na escola é um assunto que abrange não somente a comunidade escolar, mas também a família. Independente de quais sejam as dificuldades identificadas, para que sejam lidadas com êxito, são necessários alguns requisitos como disposição, paciência, compreensão e estudo por parte de todos os envolvidos.

Ao apresentar dificuldades escolares, muitas vezes, o aluno manifesta reações de agressividade, desmotivação e desinteresse. Tais dificuldades acarretam efeitos emocionais que agravam a situação do aluno, de modo que, devemos ter a consciência que o baixo rendimento não é culpa da criança.

Contudo, ao identificar alunos nessa situação, sabe-se que as instituições escolares juntamente com a família devem atuar com o intuito de evitar que o problema se agrave. O auxílio emocional da família torna-se imprescindível ao passo que um acompanhamento profissional adequado é fundamental.

É extremamente importante que os pais e responsáveis saibam que a participação da família é fundamental em todas as fases da vida do estudante. Ainda que cada vez mais complicada na atualidade, a comunicação entre pais e filhos e pais e educadores é fundamental, portanto, esse relacionamento e troca devem se tornar constantes.

Reconhecer que os alunos possuem características próprias e estimula-los a desenvolver a crença em suas habilidades de aprender é o primeiro passo para construir uma nova relação entre a criança e a instituição escolar. Vale ressaltar, que a partir desse reconhecimento é possível traçar estratégias únicas para o desenvolvimento da criança.

É importante salientar que dificuldade e transtorno de aprendizagem são termos diferentes que acabam sendo erroneamente confundidos. A dificuldade de aprendizado acontece devido a fatores anteriores a ela, que podem ser de ordem pedagógica, social ou psicológica, temos como exemplo problemas familiares, mudança de escola por períodos contínuos, a não adaptação ao método adotado pelo professor, entre outros.

Em contrapartida o transtorno de aprendizagem está relacionado a uma inabilidade do indivíduo em relação à leitura, escrita ou cálculos fomentando resultados abaixo do esperado considerando o nível de desenvolvimento, a escolaridade e as capacidades intelectuais.

Nos dois casos tanto a família quanto a instituição escolar devem atuar em conjunto para ajudar a criança, entretanto, é preciso estar atento ao fato de que, ao identificar um possível transtorno, o diagnóstico deve ser realizado por especialistas no assunto.

Para prevenir e lidar da melhor maneira com diferentes dificuldades dos filhos no cotidiano escolar é necessário e fundamental ficar atento a alguns fatores que interferem diretamente na vida das crianças para que tenham melhor rendimento acadêmico, são eles:

As crianças vivem uma geração extremamente tecnológica, e vários estudos afirmam que o uso exagerado de aparelhos eletrônicos prejudicam os indivíduos em diversos aspectos. Nesse contexto, estabelecer limites, ainda que isso seja muito difícil, é essencial, o maior desafio é alternar horas de jogos eletrônicos, com estudo, atividade física e garantir que o seu filho tenha as oito horas de sono recomendadas para o bom desenvolvimento da criança.

Seu filho está na turma adiantada ou atrasada? Qual a idade para cada série escolar?

Para muitos pais há muita expectativa e dúvida sobre adiantar ou atrasar seu filho na escola, muitos especialistas orientam que é fundamental que os professores e profissionais da escola avaliem se a criança tem condição de adiantar um ano na vida escolar. É preciso ficar claro que o atraso não faz mal nenhum, mas adiantar, sim, uma vez que, o aluno estará sempre correndo atrás dos colegas, pois ainda não terá desenvolvido a maturidade que é exigida.

Muitas crianças e adolescentes, mesmo sendo extremamente capazes, apresentam problemas no desempenho acadêmico devido ao fato de terem sido adiantados.Nesse sentido, nota-se que as crianças estão sendo alfabetizadas precocemente, pois elas estão sendo estimuladas mais cedo,nesses casos a causa da dificuldade escolar pode ser apenas a idade da criança.

Outra questão é em relação ao adiantamento de série que configura como outro problema prejudicial às crianças. Quando uma criança é colocada numa classe acima de sua idade, mesmo que poucos meses acima, precisamos sempre nos lembrar de que ela não terá apenas que “acompanhar” o conteúdo da série, terá também que acompanhar todo esse aprendizado social e comportamental que ocorre nesta etapa importantíssima para o desenvolvimento da criança. A criança adiantada na escola pode ser uma alternativa tentadora, mas na maioria das vezes não traz nenhum benefício, ao contrário,pode atrapalhar muito o rendimento escolar ou a socialização da criança.

Além disso, outra dúvida frequente dos pais e responsáveis é se mesmo que o filho esteja frequentando a série certa para a sua idade e ainda assim, segue apresentando desanimo e desmotivação seria um motivo para achar que a escola exige pouco da criança e que esta precisa de mais estímulos, ou se o período que o filho está é o real problema.

O problema não é a série em si,na maioria das vezes é a escola que pode estar inadequada. É muito importante conversar com a escola e avaliar o motivo desse desinteresse e se está sendo feito algo para sanar as dificuldades da criança. Caso a escola tenha intenção de adiantá-lo, procure outra que estimule e acompanhe o ritmo do seu filho, mas sempre na turma adequada à idade dele.

Conclui-se que, infelizmente,a nossa realidade nos mostra que é comum criança com baixo desempenho escolar ou dificuldades específicas, no entanto, é somente através da ajuda e avaliação de diferentes profissionais, dos professores e da família que o quadro pode ser elucidado de maneira clara e seguro.


Heloísa Câmara Pimenta Campos

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