Alergia ao leite da vaca

A alergia ao leite de vaca é decorrente de uma resposta imunológica do intestino às proteínas do leite de vaca, que são reconhecidas como substâncias estranhas ao organismo, desencadeando a produção de anticorpos. Pode ser caracterizada por sintomas gastrointestinais, respiratórios e/ou dermatológicos. São eles: vômitos, diarréia, sangramento intestinal, constipação intestinal, cólicas, irritabilidade, anemia, dificuldade de ganho de peso, asma, otite, urticária, etc.

Para o diagnóstico, podem ser utilizados alguns testes laboratoriais e testes alérgicos cutâneos. No entanto, estes podem ser negativos, mesmo em reações alérgicas intensas. Em alguns casos, é necessária a realização de biópsia intestinal. Na verdade, a forma mais comum de fazer o diagnóstico é o teste terapêutico, através da utilização de fórmulas lácteas consideradas hipoalergênicas.

Em alguns casos de alergia à proteína do leite de vaca, a soja pode ser indicada, mas existem outras situações em que há reações “cruzadas” com outros alimentos. Portanto, para cada situação, há uma orientação alimentar específica. É importante ressaltar que o leite de cabra não é uma opção terapêutica para alergia ao leite de vaca. Além disso, é essecial a suspensão de todos os derivados do leite de vaca da dieta do paciente, lembrando que a alergia é um processo qualitativo e independe da quantidade da substância ingerida, ou seja, pequenas quantidades de leite de vaca ou seus derivados podem desencadear as mesmas reações alérgicas.

Gostou? Deixe seu like!