MédicosSérgio Pinheiro

Fale comigo

Dr. Sérgio Veloso Brant Pinheiro

Dr. Sérgio Veloso Brant Pinheiro possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1998), residência médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia Cardiorrenal) pelo Instituo de Ciências Biológicas da UFMG (2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia Cardiorrenal) pelo Instituo de Ciências Biológicas da UFMG (2004).

Desde 2005, é Professor Doutor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, onde participa ativamente de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desde 2009, é coordenador do grupo de Pesquisa CNPq “Fisiopatologia das Doenças Renais”, tendo coordenado vários projetos de pesquisa e orientado diversos alunos de graduação e pós-graduação na área de pediatria e nefrologia pediátrica. Assim, contribui ativamente para o desenvolvimento da ciência médica no país, tendo produzido mais de 40 artigos científicos publicados em periódicos internacionais e mais de 10 capítulos de livros nacionais e internacionais.

Com relação à sua experiência profissional, desde 2001, atua como pediatra e nefrologista pediátrico do Hospital das Clínicas da UFMG. Durante muitos anos, atuou como pediatra no pronto-socorro e nas enfermarias do hospital. Há mais de 15 anos, atende como pediatra nos consultórios de Pediatria Geral do hospital universitário. Desde 2009, é coordenador do Ambulatório de Doenças Glomerulares da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG. Atua como também como médico preceptor de nefrologista pediátrica em diversos setores do hospital universitário, incluindo: berçário, unidade neonatal, pronto-atendimento, enfermarias e unidade de terapia intensiva. Durante todo este período, contribuiu para a formação de diversos médicos, pediatras e nefrologistas pediátricos que atuam hoje na rede pública e privada de saúde em Belo Horizonte e em outras cidades do Brasil.

Na Clínica Mon Petit, atua como Pediatra Geral e Nefrologista Pediátrico, atendendo crianças e adolescentes de 0 a 20 anos. Sempre buscando proporcionar um atendimento de excelência, conta com a parceria de colegas especialistas gabaritados da Clínica Mon Petit, além de uma equipe multiprofissional externa.

Além disso, participa ativamente dos principais congressos nacionais e mundiais na área de Pediatria e Nefrologia Pediátrica, mantendo o compromisso de se atualizar constantemente e de trazer o que há de melhor na área para seus pacientes.

Para maiores informações, visite a página do Currículo Lattes (CNPq).

O que é um nefrologista pediátrico?

Se o seu filho tiver doença do rim ou do trato urinário, problemas na bexiga, pedras nos rins ou pressão alta, um nefrologista pediátrico tem habilidades especiais e experiência para tratar seu filho. Os nefrologistas pediátricos também atuam na orientação dos pais e familiares e na prevenção da doença renal crônica, a qual pode se desenvolver ao longo da vida. Desse modo, eles tratam crianças desde a infância até o final da adolescência e, em alguns centros médicos e clínicas, até a idade adulta jovem.

Que tipos de tratamentos nefrologistas pediátricos fornecem?

Os nefrologistas pediátricos diagnosticam, tratam e controlam muitos distúrbios que afetam os rins e o trato urinário, incluindo insuficiência renal, hipertensão arterial, infecções do trato urinário, nefrites, nefroses, cálculos renais, distúrbios dos eletrólitos, doenças renais hereditárias e anormalidades na urina, como sangue e proteína. Eles também sabem como avaliar e tratar os problemas de crescimento e desenvolvimento que estão especificamente relacionados à doença renal crônica. Ainda, eles são qualificados para ajudar os pacientes na transição de nefrologistas pediátricos para nefrologistas e urologistas que cuidam de pacientes adultos.

Nefrologistas pediátricos – o melhor atendimento para crianças

As crianças não são apenas adultos pequenos. Seus corpos estão crescendo e têm necessidades médicas únicas. Eles geralmente expressam suas preocupações de forma diferente do que os adultos. Eles nem sempre podem responder às perguntas médicas e nem sempre conseguem ser cooperativos. Os nefrologistas pediátricos sabem como examinar e tratar as crianças de forma a ajudá-las a relaxar e cooperar. Além disso, os nefrologistas pediátricos usam equipamentos médicos projetados apenas para crianças. A maioria dos consultórios dos nefrologistas pediátricos é organizada e decorada para crianças.

Se o seu pediatra sugerir que seu filho consulte um nefrologista pediátrico, você pode ter certeza de que seu filho receberá o melhor atendimento especializado possível.