MédicosRodrigo Arantes

Fale comigo

Dr. Rodrigo Arantes

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2006. Especialista em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da UFMG (2010) e em Pediatria pela Santa Casa de Belo Horizonte (2012).

Acompanha os pacientes do Serviço de Genética Médica da UFMG desde a graduação, quando despertou seu interesse pela Genética Médica.

Em sua trajetória profissional, foi assessor científico do laboratório Hermes Pardini, médico auditor da UNIMED-BH e médico plantonista do CTI neonatal da Maternidade do Hospital Julia Kubistchek (FHEMIG), incorporando conhecimentos em Medicina Laboratorial, solicitação de exames de acordo com as diretrizes da ANS e atendimento de recém-nascidos agudamente enfermos.

Na UFMG, atua como coordenador do ambulatório de Erros Inatos do Metabolismo, participa dos ambulatórios de Deficiência de Biotonidase e Hiperplasia Adrenal Congênita do teste do pezinho de Minas Gerais e é médico preceptor da residência médica.

Também é médico geneticista do Hospital Julia Kubistchek (FHEMIG) nos ambulatórios de especialidades: fibrose cística em adultos, programa VenLar em adultos e Medicina Fetal.

Possui experiência em diagnóstico e acompanhamento de pacientes (crianças e adultos) com doenças genéticas raras, crianças com síndromes genéticas, erros inatos do metabolismo e recém-nascidos com teste do pezinho alterado.

Participa ativamente de congressos brasileitos e internacionais nas áreas de Genética Médica, Erros Inatos do Metabolismo e Triagem Neonatal mantendo o compromisso de se atualizar constantemente e de trazer o que há de melhor na área para os pacientes.

Na Clínica Mon Petit, atua como Médico Geneticista, realizando diagnóstico, acompanhamento e aconselhamento de pacientes com doenças genéticas.

Para maiores informações, visite a página do Currículo Lattes (CNPq).

Genética Médica

A Genética médica é uma especialidade relativamente recente na Medicina. Ele se preocupa em cuidar de pessoas e de seus familiares com doenças genéticas.

O médico geneticista acompanha pacientes desde o período fetal (quando o casal está gestante) até a vida adulta, realizando diagnóstico clínico e molecular (se possível), acompanhamento, auxiliando no plano terapêutico, informando as opções de tratamento disponíveis na atualidade e aconselhamento genético.

Entre os principais motivos de avaliação estão:

  • casais com feto com anomalia / malformação congênita
  • recém-nascido com teste do pezinho alterado, inclusive teste do pezinho ampliado
  • crianças com suspeita ou diagnóstico de doença genética
  • pessoas com malformações / anomalias congênitas como lábio leporino (fenda labial), onfalocele (um tipo de defeito de fechamento da parede abdominal) por exemplo
  • pessoas com doenças dos cromossomos como Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards, entre outras. Doenças que são identificadas pelo cariótipo ou CGH-array
  • pessoas com teste molecular alterado para doença genética (como sequenciamento do exoma, sequenciamento de genes, painéis de genes)
  • avaliação de familiares de pessoas com doença genética com objetivo de diagnóstico precoce ou afastar o diagnóstico, aconselhamento genético
    pessoas com suspeita ou diagnóstico de Erro Inato do Metabolismo (doenças metabólicas hereditárias)
    casais com perdas gestacionais de repetição (duas ou mais perdas gestacionais)
    casais consanguíneos (casais aparentados, primos em primeiro grau por exemplo)

O médico geneticista é o médico mais indicado para cuidar de pessoas com doenças raras de origem genética.