MédicosRafael Mantovani

Fale comigo

Dr. Rafael Mantovani

Graduado em 2002 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, fez sua Residência Médica de Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG em 2003. Desde os primeiros meses de residência, desenvolveu interesse especial pela especialidade de Endocrinologia Pediátrica.

Após concluir os 2 anos de Pediatria, ingressou no 3º ano de Residência Médica, na área de Endocrinologia Pediátrica.

No final de 2005, durante o Congresso Mundial de Endocrinologia Pediátrica, realizado na cidade de Lyon (França), foi premiado pela Sociedade Européia de Endocrinologia Pediátrica (ESPE) com uma bolsa de estudos para se especializar em um grande centro europeu. Em 2006, partiu para a cidade de Madrid, Espanha, sob a orientação do Prof. Jesús Argente, no Hospital Infantil Universitario Niño Jesús, da Universidad Autónoma de Madrid. Teve então a oportunidade de trabalhar ao lado de renomados profissionais e de ter acesso a exames e tratamentos de última geração.

Regressou no final de 2006 a Belo Horizonte, onde mora desde então. Atualmente, é membro da Divisão de Endocrinologia da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da UFMG, onde desenvolve diversas atividades, como preceptoria a residentes e especializandos, participação em reuniões, pesquisas e discussões de casos.

Em 2006, iniciou o desenvolvimento de um grande projeto na área de Obesidade Infantil, com a parceria do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Medicina da UFMG. Em 2008, obteve o título de Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, pela Faculdade de Medicina da UFMG, concluindo uma pesquisa envolvendo crianças e adolescentes com obesidade, cujos resultados foram publicados em revistas nacionais e internacionais.

Como Pediatra, atualmente trabalha no Pronto-socorro do Hospital Mater Dei. Como Encocrinologista Pediátrico, participa, desde 2007, do Programa de Triagem Neonatal do estado de Minas Gerais para a detecção da Hiperplasia Adrenal Congênita, atendendo a dezenas de crianças mensalmente, no Hospital das Clínicas – UFMG. Trabalha também no atendimento a crianças e adolescentes do ambulatório de Endocrinologia Pediátrica do mesmo serviço. Coordenou o Programa de Diabetes de Belo Horizonte de 2010 a 2014.

Na Cínica Mon Petit, trabalha como Endocrinologista Pediátrico, atendendo crianças e adolescentes de 0 a 20 anos. Além dos colegas especialistas da clínica, conta ainda com a parceria de uma equipe multi-profissional externa, que inclui o trabalho de nutricionista, psicóloga e educadora em diabetes.

Anualmente, participa ativamente dos principais congressos mundiais na área de Endocrinologia Pediátrica, mantendo o compromisso de se atualizar constantemente e de trazer o que há de melhor na área para seus pacientes.

Para maiores informações, visite a página do Currículo Lattes (CNPq).

Endocrinologia Pediátrica

A Endocrinologia Pediátrica é uma especialidade que integra conhecimentos pediátricos e de endocrinologia e metabolismo para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, do período neonatal até o fim da adolescência. Nessa fase da vida, disfunções hormonais podem alterar o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de um organismo em fase de maturação e, por isso, as particularidades de cada fase do desenvolvimento devem ser consideradas. Sendo assim, a especialidade engloba distúrbios do metabolismo desencadeados por alteações hormonais.

No período neonatal, as doenças mais freqüentemente acompanhadas são os transtornos da diferenciação sexual, o hipotireoidismo congênito, a hiperplasia adrenal congênita e as hipoglicemias.

Na infância, predominam os quadros de baixa estatura, hipotireoidismo adquirido (auto-imune), diabetes mellitus tipo 1 (“insulino-dependente”) e os sinais de precocidade puberal.

Na adolescência, os problemas endocrinológicos mais freqüentes são os quadros de crescimento deficiente, muitas vezes acompanhado por um atraso da maturação sexual; o hipotireoidismo adquirido (auto-imune) e, nos últimos anos, destacam-se os quadros de sobrepeso e distúrbios do metabolismo glicêmico, dentre os quais o diabetes mellitus tipo 2.

Aliam-se às enfermidades descritas, causas mais raras de transtornos hormonais na faixa etária pediátrica, como o hipertireoidismo (geralmente pela doença de Graves), o hipercortisolismo (ou síndrome de Cushing), e os casos de tumores (sistema nervoso central, gônadas, tireóide, adrenais, etc), entre outras.

Nos últimos anos, avanços tecnológicos permitiram que os endocrinologistas pediátricos pudessem oferecer tratamentos mais seguros e cômodos para seus pacientes. Um grande exemplo disso são os análogos de insulina, produzidos por engenharia genética, assim como o hormônio de crescimento recombinante humano (rhGH). O uso de dispositivos portáteis facilitou a administração de hormônios como a insulina e o rhGH, permitindo maior mobilidade e conforto aos seus usuários.

Houve ainda grandes avanços nos aparelhos de monitorização glicêmica, para os diabéticos, que já permitem rápidas leituras da glicemia capilar, com gotas de sangue cada vez menores. Foram desenvolvidos também aparelhos portáteis para monitorização contínua da glicemia, além de sistemas de infusão contínua de insulina, por via subcutânea, as chamadas “bombas” de insulina.

Cabe destacar que pesquisas na área da genética têm permitido o diagnóstico e estudo de doenças através da biologia molecular. A cada dia, torna-se menor o número das chamadas formas “idiopáticas” (de causas desconhecidas) das doenças endocrinológicas, como no caso da baixa estatura idiopática, quando exames e provas funcionais convencionais não permitem a identificação da causa.

Com relação às questões endocrinológicas relativas às crianças e aos adolescentes, o Endocrinologista especializado na área pediátrica é o profissional mais capacitado para a sua avaliação, por ter uma formação primária em Pediatria, condição que possibilita um melhor entendimento das particularidades dessa faixa etária e do acolhimento à sua família.

Oftalmokids
Oftalmologia pediátrica e estrabismo


Dra. Adriana Balancieri
Dra. Adriana é Pediatra e Endocrinologista Pediátrica de Maringá-PR. No seu blog, esclarece as dúvidas mais comuns em Endocrinologia Pediátrica, oferece orientações e dicas de saúde.

Parceiro

No Break Personal Class
A Nobreak Personal Class é uma academia de treinamento personalizado que enfatiza o desenvolvimento da força, flexibilidade e capacidade aeróbica, em estúdios projetados para atender no máximo 3 clientes por horário.

Parceiro

American Diabetes Association
A American Diabetes Association (ADA) disponibiliza em seu site informações importantes sobre a doença, direcionadas tanto para os pacientes quanto para médicos e profissionais da saúde envolvidos no tratamento do diabetes.
www.diabetes.org


Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
A ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) oferece informações interessantes sobre a obesidade infantil, como receitas dietéticas, notícias sobre publicações na área, dicas para emagrecer etc.
www.abeso.org.br


Children with Diabetes
Site direcionado às crianças diabéticas e seus familiares, com várias dicas sobre temas relacionados ao tratamento do diabetes.
www.childrenwithdiabetes.com


European Society for Paediatric Endocrinology
Site da Sociedade Européia de Endocrinologia Pediátrica, com uma seção interessante, que disponibiliza material educativo para download e impressão.
www.eurospe.org


Lawson Wilkins Pediatric Endocrine Society
Site da Sociedade Americana de Endocrinologia Pediátrica, com informações sobre a especialidade, endocrinopatias e links interessantes.
www.lwpes.org


Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico
O NUPAD (Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico) é um órgão ligado à Faculdade de Medicina da UFMG, responsável pelo programa de triagem neonatal do estado de Minas Gerais. Neste link você encontra informações sobre a triagem neontal de doenças como o Hipotireoidismo Congênito e a Hiperplasia Congênita das Supra-renais.
www.nupad.medicina.ufmg.br/index.htm


Sociedade Brasileira de Diabetes
O site da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) traz valiosas informações sobre o Diabetes, com orientações nutricionais, perguntas e respostas, dicas sobre atividade física e novidades sobre o tratamento.
www.diabetes.org.br


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
A SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) disponibiliza na sua página informações sobre a Endocrinologia, com destaque para doenças endocrinológicas e eventos nacionais e internacionais sobre a especialidade.
www.endocrino.org.br