MédicosFrancisco Machado

Fale comigo

Dr. Francisco Machado

Graduado em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2003. Desde o início, mostrou interesse pela pediatria e pesquisa científica, tendo participado de vários congressos da área, recebendo, inclusive, Prêmio de 2º melhor Trabalho no 9º Congresso Paulista de Pediatria (2001), e Menção Honrosa no Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto.

Ingressou em 2004, no programa de Residência Médica em Pediatria da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo – SP, com conseqüente obtenção do Titulo de Especialista em Pediatria. Em seguida, foi selecionado para participar do programa de Hebiatria – Medicina de Adolescentes – na mesma instituição, esse com duração de 2 anos, durante os quais realizou atendimento ambulatorial, discussões de casos clínicos com estudantes e profissionais da área da saúde, atividades que manteve mesmo após o término de sua especialização. Durante este tempo, desenvolveu interesse pela área de Dor e Cuidados Paliativos, estágio pelo qual passou em ambulatório e grupo de discussões, atividades que também manteve durante e após sua formação em Hebiatria. Neste período participou do curso de Cuidados Paliativos e Psico-Oncologia, promovido pelo grupo PALLIUM Latinoamerica Association, com apoio do Oxford International Centre for Palliative Care (Inglaterra), do qual recebeu diploma. Em 2007, ingressou no corpo clínico do Hospital Municipal do Grajaú ( São Paulo- SP), onde assumiu a função de médico assistente do Pronto-Socorro e preceptor de alunos do 5º e 6º ano e residentes do 1º e 2º ano da Faculdade de Medicina da UNISA (Universidade de Santo Amaro).

Em 2008, mudou-se para Belo Horizonte, onde ingressou no corpo clínico dos hospitais Mater Dei e São Camilo, nas unidades de Urgência e Emergência.

Em Fevereiro de 2009, foi convidado a se unir à equipe da Clínica Mon Petit.

 

Diploma

  • Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Residência em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP.
  • Complementação Especializada em Hebiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP.
  • Título de Especialista em Pediatria e Hebiatria.
  • Diploma em Medicina Paliativa.

Hebiatria

Refererência à deusa grega da juventude. Hebe: filha de Zeus e Hera. Etimologicamente a palavra HEBIATRA é formada pelo antepositivo HEB + o pospositivo IATRA. Heb(e) antepositivo, do grego – juventude, adolescência; vigor da mocidade. Iatra pospositivo, do grego – iatrós,oû – ‘médico’.

A Hebiaria ou Medicina de Adolescentes é a area de atuação em Pediatria voltada para o atendimento do de pessoas dos 10 aos 20 anos de idade (OMS).

Por que o adolescente precisa de um medico “só para ele”?

Do ponto de vista biológico, nenhuma outra fase da vida extra-uterina apresenta tantas mudanças, com crescimento e desenvolvimento muito particulares. Além disso, concomitantemente e, em alguns casos, até mesmo influenciado por tais alterações, o adolescente passa por mudanças do ponto de vista como encara o mundo, como se relaciona com seus pais, familiares, amigos e conhecidos. Em alguns casos, esses eventos podem levá-lo a “experimentar” novas situações as quais podem expô-los a riscos.

A forma através da qual a consulta do adolescente é conduzida permite que as questões acima sejam abordadas, juntamente com todas as questões do âmbito bio-psico-social (sexualidade, drogas, alimentação, preocupações com o corpo, exercícios e atividades físicas, diagnóstico e tratamento de doenças, etc…). Ainda mais, permite que ambos, médico e adolescente, atuem em uníssono na prevenção de potenciais agravos de saúde para este.

Academia Americana de Pediatria
Rica em informações e recursos para os pais na área de pediatria como um todo
American Academy of Pediatrics
www.aap.org


Hospital Mater Dei
www.materdei.com.br


Sociedade Brasileira de Pediatria
www.sbp.com.br


Jornal de Pediatra
www.jped.com.br


UNICEF
www.unicef.org.br


Ministério da Saúde
Contém notícias, informações sobre doenças, projetos e programas desenvolvidos pelo ministério da saúde. Dentro da pediatria podemos encontrar link sobre triagem neonatal (teste do pezinho) e fazer buscas sobre diversos assuntos como amamentação, vacinação, licença maternidade, parto normal além de assuntos mais atuais como dengue.
www.saude.gov.br


Alô Bebê
Site ligado a loja Alô Bebê de artigos para crianças, com link para Alô Doutor, onde podemos encontrar dicas e artigos escritos por médicos sobre diversos assuntos referentes ao periodo antes e após o parto (no que se refere a gestante e ao bebê).
www.alobebe.com.br/site/alodr


Site de puericultura desenvolvido pela My 1st Blog
Contém informações retiradas de outros sites, escritas por educadores e médicos sobre dislexia, ciúme entre irmãos e a questão dos limites, além de sugestões de atividades para crianças.
puericultura.my1blog.com


Guia do Bebê
Site com inúmeras informações, que vão desde o planejamento da gravidez até os 6 anos de vida e ainda contém notícias da atualidade.
www.guiadobebe.uol.com.br